Como vender seu veículo

Informações detalhadas e fotos bonitas despertam o interesse do comprador e o ajudam a se decidir

Quem vai comprar um veículo gosta de olhar cada detalhe, desde os mais aparentes - cor, quantidade de portas ou eixos, painel, som - até os menos evidentes, como tipo de freio, de suspensão, reboque.

No Pense Carros, é possível falar sobre todos esses detalhes no seu anúncio, e garantir mais interesse dos compradores. Afinal, o que chama mais atenção: um "carro verm, 4p, 2006" ou um "carro vermelho, 4 portas, motor 1.6, bi-combustível, câmbio automático, airbag duplo, importado, 2006"?

No Pense Carros, você anuncia seu carro em quatro passos, sem sair de sua casa, direto pela internet. Confira as dicas deste guia

Clique em "Anuncie". Escolha um dos pacotes, Ouro, Prata ou Bronze e defina por quanto tempo seu anúncio vai ficar no site.

Data de publicação

Após definir o pacote, siga à página seguinte. Clique no calendário e escolha o dia de publicação do anúncio. Exemplo: se hoje é dia 10, seu anúncio deve ser agendado para o dia 11 ou outro posterior; se já passar das 18h do dia 10, só é possível agendar para dia 12 ou posterior. Você também pode optar por uma data no mês seguinte, mas o pagamento deverá ser efetuado ao final da contratação do serviço.

Tipo de veículo

A seguir, escolha o tipo de veículo que você quer vender: automóvel, caminhão, motocicleta ou veículo náutico. Também existe a opção de vender carta de crédito. Você será levado à página com as características do anúncio, ou seja, as informações que as pessoas vão ver quando fizerem buscas no Pense Carros.

Nos campos com dados sobre o vendedor, é obrigatório preencher telefone e email - para que os interessados possam entrar em contato com você. Pode-se preencher, ainda, nome, cidade, estado e celular, entre outras informações. Indicando o endereço, o anúncio terá um mapa de onde está o veículo.

Descrição do veículo

É obrigatório informar a marca e o modelo, além do tipo de combustível - gasolina, diesel, bi-combustível, tetrafuel, etc - e o ano de fabricação. Ao escolher uma opção, espere o sistema carregar as alternativas da informação seguinte. Quando você escolhe a marca do carro, por exemplo, o sistema lista apenas os modelos daquela marca.
Também é preciso informar o preço que você está cobrando, mas existe a opção "Sob consulta". Atenção: se você marcar a caixa de "Sob consulta", a área para inserir o valor ficará inacessível; se você mudar de ideia e preferir dizer quanto custa seu produto, basta desmarcar a caixa e preencher o campo com o preço. É obrigatório, por último, informar o estado e a cidade da placa do veículo.

Mais detalhes

Para complementar seu anúncio, você ainda pode informar a procedência - nacional ou importado -, a cor (são 20 opções), a quilometragem - caso o veículo seja 0km, basta clicar na caixa correspondente - e o tipo de motor. Quanto mais detalhes você fornecer, mais interessado ficará quem busca seu produto. Seja preciso quanto ao número de quilômetros rodados, e na descrição do motor indique quantas cilindradas ou cavalos, por exemplo.
Você ainda tem mais duas opções de detalhar as características do seu veículo: a caixa de descrição complementar e as opções dadas no campo "Características". Tente informar a quem está fazendo a busca tudo o que você informaria a alguém que fosse em sua garagem ver o veículo.

Para anunciar cartas de crédito

As cartas de crédito não têm o menu "Características", mas você pode indicar se são contempladas e se já estão quitadas - se não, quantas parcelas ainda faltam e qual o valor delas. Note que o campo "Valor" indica a cifra da carta de crédito, ou seja, quanto se tem disponível com ela. O item "Preço da Carta (R$)" representa quanto você está cobrando pela carta - aqui, existe a opção "Sob consulta".

Como fazer as melhores fotos para seu anúncio

Imagem é tudo

Em vez de simplesmente ler o anúncio no jornal, sempre se vai até o veículo conferir de perto as condições da lataria, o brilho da pintura, se os pneus estão carecas, se os bancos estão gastos, etc. Tenha isso em mente quando for tirar as fotos para seu anúncio. A primeira dica é lavar e, se possível, encerar seu veículo, já que esses procedimentos realçam as qualidades estéticas.

Iluminação

Procure um local bem iluminado para fazer as fotos. No escuro, os detalhes ficam apagados, e até a cor do veículo parece diferente. Além disso, fotos claras são esteticamente mais atraentes.

Atenção aos detalhes

Tire fotos dos itens que valorizam seu veículo. Imagens feitas de perto devem ser claras e mostrar detalhes, na intenção de despertar o interesse do comprador - e, no caso de quem entende mais de carros, permitir identificação de marcas e tipos de cada item.

Limpeza

Se for bater fotos do motor, limpe-o. Isso facilita para observar detalhes que podem ser importantes para o comprador, e que ficam escondidos sob a poeira se o motor está sujo.

 

Depois que você inseriu as informações e as fotos do veículo, clique em "avançar". No topo da página você vai ver que o botão "2. Carrinho de Compras" vai ficar em destaque. Neste ponto você tem a opção de visualizar, editar ou excluir seu anúncio. A tabela também apresenta modelo, ano, cor e valor do produto que você está anunciando, além de mostrar qual pacote você escolheu (com nome, quantidade de dias e datas de início e término do anúncio). Na última coluna está o valor a ser pago.

Clicando em "editar" é possível alterar as informações que você acabou de inserir, e trocar alguma foto que talvez não lhe agradou. Em "visualizar" você pode ver como ficará seu anúncio no ar (imagem ao lado) - como ficou a foto de destaque, onde estão os principais dados e as características adicionais, como aparece o formulário de contato, etc. Se você tudo estiver ok, siga o processo - você pode optar por fazer outro anúncio ou concluir a operação e efetuar o pagamento.

Para concluir o anúncio, você deverá fazer o login no site. Se você você já é cadastrado no clicRBS, deve usar o mesmo nome de usuário e senha - seus dados aparecem na tela, apenas para confirmação. Se não, será preciso preencher o formulário com nome, CPF, endereço, telefone e email de contato. Concluído o cadastro, você será redirecionado para a página de pagamento.

Existem duas formas de pagamento: com cartão de crédito Visa ou Mastercard. Escolha a opção mais conveniente e clique em avançar.

EM CASO DE ERRO
Caso você tenha problemas em concluir o pagamento, não se preocupe. Volte ao Pense Carros, faça o login novamente e, no menu superior, escolha "Minha área". À esquerda surgirá um menu com a opção "anúncios pendentes", que lista os anúncios cujo pagamento ainda não foi efetuado. No link "confirmar pagamento" você pode voltar ao site da operadora do cartão e concluir o procedimento.

 
© 2012 Pensecarros.com.br. Todos os direitos reservados.
O melhor e mais completo guia de classificados online de veículos da região sul.