Notícias

Mercado automotivo  | 20/08/2012 16h23min

Redução do IPI acelera vendas de carros novos em Santa Maria

São emplacados, em média, 23 veículos por dia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul

A redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) acelerou as vendas de veículos novos em Santa Maria. Até a última quinta-feira, 16 de agosto de 2012, haviam sido emplacados 371 novos carros e veículos comerciais leves na cidade somente neste mês. Isso significa 23 novos automóveis a cada dia pelas ruas da cidade. Em julho de 2012, as vendas tiveram um aumento de 53% em relação a julho de 2011. A procura tem sido tão grande que alguns modelos já estão em falta nas concessionárias, há lista de espera de clientes por determinados carros e o segmento torce pela prorrogação do subsídio do governo. Oficialmente, o IPI reduzido vale até o dia 31 de agosto de 2012.

Na Superauto, modelos como Ka e Fiesta Hacht estão em falta e tem cliente que leva o veículo mesmo que não seja na primeira cor desejada. "Quando anunciaram a redução, reforcei o estoque e vendeu muito além da expectativa. Se tivesse mais unidades, a saída seria ainda maior", diz Carlos Costabeber, dono da revenda, acrescentado que há lista de espera, mas não tem como garantir preço porque o veículo só poderá ser faturado quando chegar na concessionária.

Na Uglione, foram vendidos 80 carros em sete dias úteis e faltam veículos, principalmente os modelos novos como Spin, Cruze e Sonic, além do Agile, que é importado da Argentina e demora para fazer a liberação em função da greve dos servidores federais na fronteira. "Em julho (de 2012) a gente vendeu o dobro em comparação com o mesmo período do ano passado", afirma o gerente de vendas, Luziano Grellmann.

Campeão de vendas no país está em falta
Na Pampeiro, a alta procura faz rarear modelos populares e de luxo. Desde o dia 10 de agosto de 2012, está em falta o carro mais vendido do país, o Gol, que foi remodelado, e a versão top do Jetta.

"Na realidade está havendo uma antecipação de comprar. Ou seja quem compraria no fim do ano, está antecipando em função do IPI reduzido", afirma o gerente de vendas, Rogério Pivotto, acrescentando que neste mês, vendeu 55 gols.

Na Sul Veículos, há lista de espera de clientes que desejam o Gran Siena e o Novo Palio. "O movimento está intenso e vendemos 250 veículos ao mês", comentou o gerente de vendas da concessionária, Saulo da Rosa.

Na última sexta-feira, 16 de agosto de 2012, o militar André Rodrigues Azambuja, a mulher Vaniza e o filho João Antonio, finalizavam a compra de um Prisma. Ele procurava um carro maior para a família, mas estava com dificuldades de encontrar o modelo. "Pesquisamos em várias revendas, algumas tinha o carro, mas o vendedor informava que estava vendido. Além disso, consegui o prata porque não queria o branco", diz o militar.

Leia mais:
>> IPI menor para carros novos derruba preço e vendas de usados, diz setor
>> Recuperação da economia deve permitir crescimento da produção de veículos sem prorrogação de IPI
>> Mercado projeta queda nas vendas com o fim do IPI reduzido

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Comente esta matéria

Mais Notícias

Sustentabilidade  19/08/2014 00h31min
Bicicleta: modelo conceitual dobrável cabe dentro da mochila
Dicas de mecânica  18/08/2014 06h02min
Câmbio Automático X Automatizado: entenda as diferenças
Carros e motos  18/08/2014 00h31min
BMW nacionaliza a R 1200
Carros e motos  17/08/2014 00h31min
Bugatti homenageia fundador e expõe seis modelos Legends
Colunista  17/08/2014 00h31min
Autoestrada: Os alemães outra vez
Mercado automotivo  16/08/2014 06h02min
Lei vai punir mortes provocadas em rachas automotivos com 10 anos de cadeia
© 2012 Pensecarros.com.br. Todos os direitos reservados.
O melhor e mais completo guia de classificados online de veículos da região sul.