Notícias

Mercado automotivo  | 20/08/2012 11h07min

Novo modelo de tributação do setor automotivo deve ser definido antes de setembro de 2012

Segundo o vice-presidente da Anfavea, Luiz Moan, apesar de as montadoras e o governo ainda não terem chegado a um consenso, as discussões estão avançando

A regulamentação do novo regime automotivo pode sair na quarta semana de agosto de 2012, disse na sexta-feira, 17 de agosto, o vice-presidente daAssociação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. Ele participou de reunião com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir o detalhamento do novo modelo de tributação para o setor.

Segundo Moan, apesar de as montadoras e o governo ainda não terem chegado a um consenso, as discussões estão avançando. "O processo só pode ser acordado quando o pacote inteiro estiver concluído. Estamos caminhando para um consenso, mas não dá para aprovar (o detalhamento) do novo regime por partes", declarou.

No encontro, informou Moan, a Anfavea continuou a negociar com o governo como serão avaliados os critérios de eficiência energética que permitirão o desconto de até dois pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O vice-presidente da entidade disse que as metas deverão levar em conta o tipo de veículo que cada empresa vende, mas não podem seguir o modelo europeu, onde 40% dos veículos são movidos a diesel.

Para Moan, as metas de eficiência devem se basear na matriz energética brasileira, em que a maioria dos veículos de passeio usa motor flex e a utilização do diesel está restrita a veículos de carga e de transporte coletivo. "Não basta trazer os limites da Europa para o Brasil. Os cálculos estão sendo feitos. Esse é um dos principais motivos por que a eficiência energética está sendo discutida em várias reuniões", disse.

Sobre uma possível prorrogação do IPI reduzido para os veículos, que acaba no fim do mês, Moan negou que a entidade tenha pedido ao Ministério da Fazenda que estenda o benefício. "Esse assunto não foi debatido hoje. Temos mais 13 dias de vendas e estamos nos fiando na palavra do ministro, que disse que não pensa em prorrogar. Até o momento, não pedimos, nem pensamos nisso", destacou.

Leia mais:
>> Vendas de veículos importados caem 41% em julho
>> IPI menor para carros novos derruba preço e vendas de usados, diz setor

AGÊNCIA BRASIL

Comente esta matéria

Mais Notícias

Colunista  01/09/2014 15h19min
Autoestrada: Ano perdido, sem esperança e para esquecer
Lançamentos automotivos  01/09/2014 12h19min
Mercedes-Benz Sprinter ganha versão com escritório sofisticado
Carros e motos  31/08/2014 07h02min
Marcas aproveitam Expointer para mostrar novidades
Curiosidades  30/08/2014 07h04min
Conheça os carros dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul em 2014
Lançamentos automotivos  29/08/2014 11h47min
Fiat Uno 2015 chega com tecnologia Start&Stop
Lançamentos automotivos  29/08/2014 00h31min
Autoestrada: Audi S3 Sedan é para quem busca alto desempenho
© 2012 Pensecarros.com.br. Todos os direitos reservados.
O melhor e mais completo guia de classificados online de veículos da região sul.