Notícias

Tecnologia  | 16/07/2012 12h57min

Ulbra desenvolve carro que faz 60 km/l de combustível

Econômico e ecológico, "Gogo" pode mudar o mercado automotivo

Já imaginou um automóvel capaz de percorrer 60 quilômetros consumindo apenas um litro de combustível no percurso? Se depender da equipe do curso de Engenharia Mecânica Automotiva da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), no futuro, esta será uma realidade.

pense carros, protótipo de carro que faz 60 quilômetros por litro de gasolina desenvolvido pela ULBRA, baseado no Corsa 1000





















O projeto, que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia Automotiva (GTA) sob o comando do professor Luiz Carlos Gertz, poderá modificar a produção dos veículos futuros, seguindo os padrões de economia de combustível e preocupação com o meio ambiente. O protótipo, ainda em fase de construção, foi batizado de Gogo e a princípio não tem a ambição de ser produzido em escala industrial.
 
Motorização

A mecânica do protótipo Gogo, que está sendo construído no laboratório da Universidade, é baseada em um Corsa 1000, porém apresenta uma redução significativa da massa do veículo, podendo pesar cerca de 600 quilos (quase metade do Corsa, que pesa em torno de uma tonelada).

De acordo com Gertz, a diminuição de massa influencia diretamente na redução de consumo de combustível, graças à diminuição de resistência da rolagem. Houve ainda redução na área frontal do carro, fazendo com que ele disponha de apenas dois lugares, um na frente, e outro atrás.

pense carros, protótipo de carro que faz 60 quilômetros por litro de gasolina desenvolvido pela ULBRA, baseado no Corsa 1000





















“Nosso veículo tem apenas duas grandes diferenças em relação a um carro original: a forma da carroceria e o peso. Toda mecânica restante corresponde a de um carro 1000, sem alteração nenhuma. A modificação mais considerável ocorre na forma, que torna o coeficiente de arrasto aerodinâmico gerado muito inferior ao original”, afirma.

O Gogo não só usa o sistema motopropulsor do Corsa, como também os bancos, o eixo traseiro, a suspensão, e parte do painel e pedais. O chassi do modelo, foi feito em tubos de aço, com o objetivo de garantir maior rigidez à estrutura mais leve. Sua parte externa será feita em fibra de vidro.

Apesar de a carroceria já estar estruturada, é preciso ainda desenvolvê-la. Para isso, o laboratório de Protótipos Automotivos conta com o apoio de parceiros interessados no alcance de resultados rápidos. “Trata-se de uma etapa trabalhosa e de valor mais elevado”, explica Gertz.

Economia

Além de ecológico, o veículo quando estiver pronto, também será absolutamente econômico. É o que mostram resultados de análises feitas pela universidade entre o protótipo Gogo e o Corsa 1000. De acordo com Marcel Jaroski, coordenador do curso de Ciências Econômicas da Ulbra, o consumo médio de combustível do Corsa tradicional atualmente é de um litro para cada 12 quilômetros percorridos, enquanto que o protótipo Gogo desloca 60. Ou seja, se equipado com um tanque de 50 litros cheio, o Gogo poderia percorrer cerca de 3 mil quilômetros de percurso (enquanto o Corsa percorre 600).

“Se consideramos que o valor médio da gasolina na região metropolitana de Porto Alegre é de R$ 2,65, com os mesmos 50 litros gastos, o condutor do Corsa tradicional teria que desembolsar R$ 662,50 para percorrer os três mil quilômetros, enquanto que, para esta mesma distância, o Gogo gastaria apenas R$ 132,50, explica Jaroski. De acordo com a projeção, o condutor passaria então a ter uma economia real de R$ 530.

Como desenvolver um protótipo?

De acordo com a Ulbra, para iniciar um projeto de construção de protótipo como o Gogo, é preciso que o corpo docente da Universidade apresente uma proposta na disciplina de Protótipos, onde os alunos passam a ser responsáveis por determinar,ao longo de um semestre, como será o veículo. “Os alunos decidem em conjunto na própria sala de aula todas as características, desde a localização do motor, as soluções para o câmbio, a velocidade máxima e outros aspectos. Entretanto, durante cada uma das etapas existe a orientação dos professores”, explica Gertz.

pense carros, protótipo de carro que faz 60 quilômetros por litro de gasolina desenvolvido pela ULBRA, baseado no Corsa 1000 



















Neste formato, o carro se torna a principal ferramenta de preparação do aluno para a atividade profissional. “Buscamos iniciar o processo criativo dos alunos, incentivando o desenvolvimento de protótipos, fazendo com que pensem em todos os aspectos na construção de um veículo. E claro, buscamos também provar que é possível fazer um carro muito econômico utilizando a tecnologia disponível atualmente”, destaca Gertz.

Até o momento, o projeto Gogo já envolveu cerca de 100 alunos - entre bolsistas e voluntários - de diversas disciplinas do curso de Engenharia Mecânica Automotiva, sendo construído principalmente por aqueles em fase de conclusão do curso.

Leia mais
>> Nissan apresenta carro-conceito que é protótipo de corrida
>> Volkswagen apresenta o Hoover Car, protótipo de carro flutuante

Pense Carros

Comentários

JOSUÉ PADILHA

Denuncie este comentário18/07/2012 21:55

excelente projeto,excelente equipe ;esse carro gasta 1/6 de um carro popular .muito bem gurizada


Henrique

Denuncie este comentário17/07/2012 12:25

Com meia dúzia de tubos se fabrica um carro??? qual a resistência deste suposto veículo??? Se enquadra as normas de segurança??? Vou pegar meu Kart e andar por aí...


Comente esta matéria

Mais Notícias

Mercado automotivo  26/08/2014 00h31min
Vendas crescem no mês, mas ano acumula queda
Destaques  26/08/2014 00h31min
Hyundai é eleita a marca favorita dos clientes em 2014
Lançamentos automotivos  26/08/2014 00h31min
Volkswagen lança Saveiro 2015 com opção de cabine dupla
Lançamentos automotivos  25/08/2014 00h31min
Autoestrada: Frontier chega ao modelo 2015 e ganha nova versão
Lançamentos automotivos  25/08/2014 00h31min
Mercedes-Benz Classe C 2015: a ousadia do clássico
Colunista  24/08/2014 00h31min
Autoestrada: mercado, fantasmas e o futuro
© 2012 Pensecarros.com.br. Todos os direitos reservados.
O melhor e mais completo guia de classificados online de veículos da região sul.