Notícias

Carros e motos  | 09/11/2010 07h13min

Especialistas ensinam como manter o carro limpo e protegido da maresia

Confira dicas para lavar seu carro em casa e aproveite cada passeio sem se preocupar demais com a sujeira

Todos a postos para aproveitar o menor sinal de dias quentes junto ao mar, com a brisa fresca, o bronzeador em mãos e a família ou os amigos por perto. Mas para o seu carro, a diversão tem um custo chamado sujeira. Areia, sungas e biquínis molhados, maresia. Para ajudar a manter limpinho e bem conservado aquele que lhe leva à praia, o Pense Carros consultou especialistas e apresenta aqui as dicas de como lavar o possante em casa.

Dicas de como lavar o carro em casa - Especialistas ensinam como manter o veículo protegido da maresia, além de limpo e brilhoso



















Maresia
Manter o veículo sempre limpo e encerado é a primeira sugestão para proteger o carro contra a maresia, segundo Igor Baioneta Costa, proprietário da Motors Wash, em Florianópolis. 

Deixar a porta da garagem bem fechada, e usar capa para cobrir todo o veículo são atitudes que também ajudam na proteção contra o ar marítimo, acrescenta Costa.

Água, sabão e esponja
Segundo Renata Lisch, proprietária da lavagem Jet Point, em Porto Alegre, o ideal é passar a mangueira por cima do veículo e depois, com esponja e balde, esfregá-lo. A esponja, preferencialmente, deve ser uma especial para lavar carros, pois possui sulcos maiores, o que impede que retenha partículas que poderiam arranhar a lataria, explica Costa. Na falta da esponja automotiva, Renata diz que um pedaço de colchão velho ou uma flanela, macios, também valem.

Dicas de como lavar o carro em casa - Especialistas ensinam como manter o veículo protegido da maresia, além de limpo e brilhoso






















No balde, a água é misturada com xampu automotivo. A lavagem é feita sempre à sombra. O que não vale é só passar água com a mangueira, diz Márcia Maria dos Santos, proprietária da Lava Car Vieira, na capital catarinense. Ela acrescenta que mesmo a lavagem manual com espoja não tira a areia que fica sobre a pintura, e que na hora de passar a cera, corre-se o risco de algum grão remanescente acabar arranhando a lataria.

A sugestão da proprietária da lavagem é usar uma máquina de jato pressurizado, usando esponja e xampu automotivos para lavar o carro. Costa aconselha que se mantenha distância de meio metro entre o jato e a lataria, para evitar "desplacamento" da tinta.

Cera
Existem ceras líquidas e ou em pasta, que devem ser passadas a mão, de modo uniforme, segundo Renata. Ela lembra que quando o para-choque é preto (e não na cor do carro), não se deve usar cera, e sim gel silicone, o mesmo usado no painel caso o proprietário queira. Marcia, da empresa catarinense, acrescenta que, embora mais caras, as ceras em pasta são melhores que as líquidas, além de mais eficazes. Costa concorda, e completa que se dê preferência às com nível zero de abrasivos.

A aplicação é feita à sombra, com pequenas quantidades do produto e em movimentos lineares (horizontais), preferencialmente por partes: passa-se na porta toda, e depois se tira, antes de prosseguir ao capô, por exemplo. "Se passar a cera no carro todo antes, depois pode ficar manchado", diz Márcia. É preciso "lustrar" a caranga após encerá-la. Costa sugere usar uma toalha de microfibra após a secagem.

Interior
Na volta da praia, Renata é enfática ao recomendar: não se pode deixar a areia entranhar no tecido do banco, porque se isso acontece a limpeza fica bem mais complicada. O ideal, segundo a dona da lavagem, é aspirar os bancos para tirar bem os grãos - o mesmo vale para os carpetes.

Costa também sugere usar capas para os assentos, como as feitas de neoprene, que são impermeáveis. Isso impede que o banco fique molhado - o que pode causar mau cheiro. Há modelos prontos nas lojas especializadas, mas o proprietário da empresa catarinense sugere que as proteções sejam feitas sob medida, para ficarem mais justas e não desgastarem o tecido original.

Dicas de como lavar o carro em casa - Especialistas ensinam como manter o veículo protegido da maresia, além de limpo e brilhoso

















Modelo de capa de neoprene, produzida pela Bantec

Caso os assentos sejam de couro, podem ser limpos desinfetante multiuso diluído em água ou produtos de limpeza específicos para o material. Depois disso, é importante hidratar o revestimento.

O painel pode ser limpo com pano úmido, e para mantê-lo com jeito de novo deve-se passar gel silicone. O produto é aplicado com uma esponja, da mesma forma que a cera na parte exterior, mas não precisa ser lustrado depois disso, explica Marcia. Ela recomenda o uso do silicone líquido, com pincel, para os cantos do console, difíceis de alcançar com a esponja.

Vidros
Por uma questão mais de segurança do que de higiene ou preservação, Renata destaca a importância de lavar bem os vidros antes de sair da casa de praia de volta para a cidade. A maresia que parece grudar no vidro dificulta a visibilidade do motorista. Além disso, quanto mais tempo se leve para limpá-la, mais difícil fica. Os vidros podem ser lavados com a mesma esponja e sabão do restante do veículo, ou usando o mesmo produto aplicado em janelas e afins.

Dicas de como lavar o carro em casa - Especialistas ensinam como manter o veículo protegido da maresia, além de limpo e brilhoso
























Leia mais
>> Como tirar cheiros desagradáveis do carro
>> Empresas de lavagem em Porto Alegre e Floripa
>> Vai sair de férias? Não esqueça a revisão
>> Ofertas de carros no RS e em SC
>> Confira dicas de aluguel para a temporada

Confira dicas de aluguel para a temporada

Pense Carros

Comentários

Leandro

Denuncie este comentário27/01/2014 10:52

A pessoa tem que cuidar do seu bem sim, pois depois o prejuízo é grande, a não ser que seja burguezinho que gosta de botar dinheiro fora. Entao por que nao dao seu dinheiro para um instituto de caridade?visto que são tão apaixonados pelos seres humanos. Essa gente é tão infeliz que precisam se provar em redes sociais dizendo o que fazem e contrariando as praticas alheias.. que vida vazia ein, deixem as pessoas com seus animaizinhos serem felizes, pois bem ou mal um cão nunca vai apontar uma arma para sua cabeça e te assaltar.


delmar fontoura

Denuncie este comentário20/12/2013 09:03

O "Telminho" diz que está fora, mas eu acho que deixou até o "Tico e o Teco" de fora. Imagino como sejam as vidas dos três, será que tomam banho? O Tico e o Teco, pelo que o Telminho diz não Vêm água... Acho que os três estão precisando de um Tetrex, um OralB e um caco de tijolo.


Comente esta matéria

Mais Notícias

Lançamentos automotivos  29/08/2014 11h47min
Fiat Uno 2015 chega com tecnologia Start&Stop
Lançamentos automotivos  29/08/2014 00h31min
Autoestrada: Audi S3 Sedan é para quem busca alto desempenho
Lançamentos automotivos  28/08/2014 11h12min
Suzuki relança Swift Sport no Brasil a partir de R$ 74.990
Clássicos  28/08/2014 00h31min
Relíquia de 1923, Overland custou R$ 170 mil
Destaques  28/08/2014 00h31min
Ka e EcoSport estão entre os mais buscados
Tunning  28/08/2014 00h31min
Customização garante personalidade própria às motos
© 2012 Pensecarros.com.br. Todos os direitos reservados.
O melhor e mais completo guia de classificados online de veículos da região sul.